Uma galeria a céu aberto, é a definição fácil para a Rua Gonçalo Afonso, o Beco do Batman. Com paredes inteiramente dedicadas ao grafite, sua história remonta à década de 80, quando um desenho do homem-morcego apareceu naquele canto do bairro. A partir de então, estudantes de artes plásticas e até mesmo artistas consagrados do grafite, passaram a cobrir os muros com regularidade, sempre renovando as obras.
As imagens são variadas, de letras estilizadas a influências cubistas e psicodélicas. Não é a toa que descreveram o local como cheio de “energia criativa”.
Pesquisando sobre o local, vi que apesar de não ser uma galeria formal, a Gonçalo Afonso tem suas regras. Na ética da rua, quem está na parede é o dono do pedaço, desenhar sem pedir autorização é chamado de “atropelar".
Eu já tinha passado várias vezes por lá, usado o beco como estacionamento para ir a galerias, lojas, eventos por perto, mas nunca parado para observar-lo inteiramente, e adorei, foi como se tivesse dado o devido valor a arte local. O legal é que vi muitas pessoas chegando a toda hora pra conhecer o lugar, desde jovens e famílias a gringos em seu turismo.


Um lugar muito legal, em um bairro muito legal, gostoso pra passear!
Ana Laura Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário