O Itaú Cultural homenageia a artista plástica brasileira
Lygia Clark (1920-1988) numa retrospectiva que inclui 145 de seus trabalhos,
alguns dos quais inéditos. A exposição passeia por todas as fases de Lygia,
cuja obra vai da pintura até a vídeo-instalação.
Bastante reconhecida internacionalmente, Lygia Clark é ainda
pouco exibida em seu país de origem. O
Itaú Cultural teve a iniciativa de reapresentar essa artista ao seu “público de
casa” e, para isso, montou uma linha do tempo de sua vida e carreira, e ainda
exibe filmes sobre a artista.
O Violoncelista (1951) |
No campo das artes plásticas, a exposição contém pinturas,
esboços, maquetes, e as famosas esculturas abstratas e manipuláveis de bichos. Há também um
andar inteiramente dedicado aos chamados objetos sensoriais e duas
vídeo-instalações.
O grande destaque vai, no entanto, para as proposições da
artista que exigem a total participação do público. São elas A Casa é o Corpo, Campo de Minas e Corpo Coletivo. O ambiente dessas instalações e os
acessórios para cada atividade estão lá, mas o que falta é público.
Lygia Clark: Uma Retrospectiva é primorosa em todos os
aspectos, mas é justamente a falta de público que a impede de ser uma
experiência mais rica.
Bicho Nº2 (1960) |
Visitada apenas por alguns transeuntes da Avenida
Paulista e por uma excursão de crianças no período em que estive lá, a exposição perde em boa parte o seu
sentido.
Os objetos sensoriais e instalações, cuja proposta é essencialmente
lúdica, interativa, participativa e viva, acabam abandonados.
O maior êxito da mostra é a retrospectiva em si, que
permite que se conheça a evolução de Lygia e a pluralidade de seu trabalho.
Lygia Clark |
Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 (piso térreo, 1º e 2º
subsolos, e 1º e 2º andar.)
Em cartaz até 11 de novembro, domingo.
De terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e
feriados, das 11h às 20h.
Entrada franca.
Entrada franca.
Estacionamento pago na rua ao lado.
Leia mais sobre Lygia Clark em: http://www.lygiaclark.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário