quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lygia Clark: Uma Retrospectiva


Por Giovanna Siqueira

O Itaú Cultural homenageia a artista plástica brasileira Lygia Clark (1920-1988) numa retrospectiva que inclui 145 de seus trabalhos, alguns dos quais inéditos. A exposição passeia por todas as fases de Lygia, cuja obra vai da pintura até a vídeo-instalação.

Bastante reconhecida internacionalmente, Lygia Clark é ainda pouco exibida em seu país de origem.  O Itaú Cultural teve a iniciativa de reapresentar essa artista ao seu “público de casa” e, para isso, montou uma linha do tempo de sua vida e carreira, e ainda exibe filmes sobre a artista.

O Violoncelista (1951)
No campo das artes plásticas, a exposição contém pinturas, esboços, maquetes, e as famosas esculturas abstratas e manipuláveis de bichos. Há também um andar inteiramente dedicado aos chamados objetos sensoriais e duas vídeo-instalações.

O grande destaque vai, no entanto, para as proposições da artista que exigem a total participação do público. São elas A Casa é o Corpo, Campo de Minas e Corpo Coletivo. O ambiente dessas instalações e os acessórios para cada atividade estão lá, mas o que falta é público.

Lygia Clark: Uma Retrospectiva é primorosa em todos os aspectos, mas é justamente a falta de público que a impede de ser uma experiência mais rica.



Bicho Nº2 (1960)

Visitada apenas por alguns transeuntes da Avenida Paulista e por uma excursão de crianças no período em que estive lá, a exposição perde em boa parte o seu sentido.

Os objetos sensoriais e instalações, cuja proposta é essencialmente lúdica, interativa, participativa e viva, acabam abandonados.

O maior êxito da mostra é a retrospectiva em si, que permite que se conheça a evolução de Lygia e a pluralidade de seu trabalho.
Lygia Clark

Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 (piso térreo, 1º e 2º subsolos, e 1º e 2º andar.)
Em cartaz até 11 de novembro, domingo.
De terça a sexta, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
Entrada franca.
Estacionamento pago na rua ao lado.
Leia mais sobre Lygia Clark em: http://www.lygiaclark.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário