quinta-feira, 27 de setembro de 2012

3 em 1

90 de 22: A Belas Artes e a Semana de Arte Moderna de 22
80 de 32: A Belas Artes e a Revolução de 1932
Lucia Mindlin Loeb - O livro entre outros

Por Gabriella Albino





O Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) recebe até o o mês de dezembro, as exposições "90 de 22: A Belas Artes e a Semana de Arte Moderna de 1922", "80 de 32: A Belas Artes e a Revolução de 1932", e "Lucia Mindlin Loeb - O livro entre outros"

A mostra da semana de 22 homenageia alguns nomes importantes do cenário cultural brasileiro, em especial durante a semana e que também estão presentes na história da instituição como Pedro Augusto Gomes Cardim (fundador da Academia de Belas Artes de São Paulo), Antônio Paim Vieira, Menotti Del Picchia e Mário de Andrade. 




A mostra sobre a 
Revolução Constitucionalista de 1932 trás uma série de obras e estudosdo artista Paulo Vergueiro Lopes de Leão (1889-1964) pertencentes ao acervo do museu. Estas peças são emblemáticas na trajetória profissional do artista e se destacam comoreferência e documentos da história institucional da Escola de Belas Artes de SãoPaulo da década de 1930. Uma das obras é “Bandeira Paulista”que problematizacontexto político e artístico da década de 1930 além de sua inter-relação com ahistória institucional da Belas Artes e da Pinacoteca do Estado.








A singular produção de Lúcia -­ talentosa aluna formada pela Belas Artes -, aoprocurar ressignificar a memóriaatualiza também parte de uma história da qual aprópria artista faz parte.
Apresentar a produção de Lúcia Mindlin Loeb é falar de uma vida entre livros e, setratando de livrosé falar destes objetos de conhecimento também como lugaresde possibilidades e imaginaçãoMais do que issoé tratar também de tempo,nossas memórias e lembranças

.









Fui visitar o muBA para ver a exposição sobre a semana de arte moderna e me decepcionei pois é muito curta, acho que poderiam ter explorado mais o acervo que tinham para trazer uma exposição mais interessante. Porém me surpreendi ao ver que outras duas mostras estavam acontecendo no mesmo local e uma delas , "O livro entre outros- Lucia Mindlin Loeb"me chamou a atenção e fez valer a pena a visista.
















  • Essa exposição nos permite tocar nas obras, interagir com elas e foge do convencional. Mostra o livro de formas diferentes do que somente ler, faz nos ver, tocar, sentir, imaginar e exemplificar as histórias contadas nos livros.
  • Me fez ver o livro de outra maneira e tirou a mesmisse da leitura linear.



  • ENTRADA GRATUITA

    Visitação: 17/9 a 01/12/2012 seg. a sex., das 10h às 20h / Sábado, das 10 às 16 h
    (fechado aos domingos e feriados).

    Local: Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) - Sede

    Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo - SP

    Contato: 55 11 5576-7300 / muba@belasartes.br

    www.muba.com.br / www.belasartes.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário