80 de 32: A Belas Artes e a Revolução de 1932
Lucia Mindlin Loeb - O livro entre outros
Por Gabriella Albino
O Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) recebe até o o mês de dezembro, as exposições "90 de 22: A Belas Artes e a Semana de Arte Moderna de 1922", "80 de 32: A Belas Artes e a Revolução de 1932", e "Lucia Mindlin Loeb - O livro entre outros"
A mostra da semana de 22 homenageia alguns nomes importantes do cenário cultural brasileiro, em especial durante a semana e que também estão presentes na história da instituição como Pedro Augusto Gomes Cardim (fundador da Academia de Belas Artes de São Paulo), Antônio Paim Vieira, Menotti Del Picchia e Mário de Andrade.
A mostra sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 trás uma série de obras e estudosdo artista Paulo Vergueiro Lopes de Leão (1889-1964) pertencentes ao acervo do museu. Estas peças são emblemáticas na trajetória profissional do artista e se destacam comoreferência e documentos da história institucional da Escola de Belas Artes de SãoPaulo da década de 1930. Uma das obras é “Bandeira Paulista”, que problematizao contexto político e artístico da década de 1930 além de sua inter-relação com ahistória institucional da Belas Artes e da Pinacoteca do Estado.
Apresentar a produção de Lúcia Mindlin Loeb é falar de uma vida entre livros e, setratando de livros, é falar destes objetos de conhecimento também como lugaresde possibilidades e imaginação. Mais do que isso, é tratar também de tempo,nossas memórias e lembranças
.
Fui visitar o muBA para ver a exposição sobre a semana de arte moderna e me decepcionei pois é muito curta, acho que poderiam ter explorado mais o acervo que tinham para trazer uma exposição mais interessante. Porém me surpreendi ao ver que outras duas mostras estavam acontecendo no mesmo local e uma delas , "O livro entre outros- Lucia Mindlin Loeb"me chamou a atenção e fez valer a pena a visista.
- Essa exposição nos permite tocar nas obras, interagir com elas e foge do convencional. Mostra o livro de formas diferentes do que somente ler, faz nos ver, tocar, sentir, imaginar e exemplificar as histórias contadas nos livros.
- Me fez ver o livro de outra maneira e tirou a mesmisse da leitura linear.
- ENTRADA GRATUITAVisitação: 17/9 a 01/12/2012 seg. a sex., das 10h às 20h / Sábado, das 10 às 16 h(fechado aos domingos e feriados).Local: Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) - SedeEndereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo - SPContato: 55 11 5576-7300 / muba@belasartes.brwww.muba.com.br / www.belasartes.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário