quarta-feira, 28 de novembro de 2012

REGARDING WARHOL: SIXTY ARTISTS, FIFTY YEARS



                    A exposição celebra os trabalhos de Andy Warhol por apontar como sua arte foi uma grande influencia para muitos artistas de sua época até artistas contemporâneos. Organizada de maneira em que os quadros de Andy Warhol se misturam com os de artistas como Gilbert & George, Jeff Koons, Ai Wei Wei alem de muitos outros; a exposição propõem aproximar as obras destes artistas com as de Warhol mostrando obras que podem ser vistas como reinterpretações ou reações dos trabalhos dele.

Jeff Koons


A exposição é dividida em partes:

1.             A primeira parte mostra os trabalhos dele relacionados a objetos do cotidiano dos anos 60 nos Estados Unidos e seu interesse diante de propagandas e tablóides. Nessa seção, trabalhos como o de Gerard Richter Kuh (cow), a escultura representando Michael Jackson dourado de Jeff Koons, e o vaso escrito “coca-cola” de Ai Wei Wei , estão expostos nesta seção, ao lado de obras como a pintura icebox e as caixas de Brillo soap pads de Andy Warhol.
Andy Warhol

Ai WeiWei




2.                 A segunda seção mostra os quadros de Andy Warhol que representam fama e poder, retratos de celebridades como Jackie Kennedy e suas musas como Edie Sedgwik estão expostos nesta divisão junto com o retrato do Elvis Presley feito por Keith Haring assim como retratos feitos por artistas mais atuais como o Marie Antoinette Out For A Walk With Her Petite Hermitage, quadro de Karen Kilimnik.
Karen Kilimnik

Andy Warhol

3.                      A terceira parte da exposição celebra a importância de Warhol na quebra de dogmas ao representar assuntos sobre sexualidade em alguns de seus quadros. Assim, os trabalhos expostos nesta seção são alguns como os de fotógrafos como Peter Hujar e Douglas Gordon, assim como vídeo instalações de artistas como Ryan Trecartin que estão em uma sala dedicada à vídeo arte.

4.                 A quarta parte mostra as obras de Warhol que consiste da repetição de imagens e seu interesse diante da arte abstrata. É aqui que estão localizados os balões de alumínio, em uma sala dedicada somente a eles e um papel de parede com a imagem de uma vaca que se repete do chão até o teto. As obras que estão nesta divisão são assim como o cow wallpaper de Warhol, repetições de imagens, e quadros mais abstratos.

5.             Esta ultima sala, é dedicada a quadros de Warhol feitos em colaboração com outros artistas para criar trabalhos de revistas, vídeos, musica e design. Nesta seção, se encontram obras de Takashi Murakami e Jeff Koons como Wall Relief With Bird.

Christopher Wool

Andy Warhol

                  Achei a exposição muito interessante por mostrar como a arte pode se auto-influenciar esteticamente e devido a mudança de contexto, modificar seu propósito. Li muitas criticas sobre a exposição por dizer que ela apenas explora a relação estética dos trabalhos dos artistas com os de Warhol e não os significados das obras destes. Até certo ponto, concordo que poderiam ter se aprofundado um pouco mais. Mas no caso de muitos artistas, aprofundar-se no significado das obras, não faria sentido pois alguns dos artistas cujas obras estavam expostas, como Gerard Richter, dizem que os objetos retratados em suas obras não tem significado algum. Assim, se a exposição fosse montada de maneira a ressaltar a relação significativa dos quadros destes artistas com os de Warhol, muitos dos artistas cuja estética é extremamente relevante aos trabalhos de Warhol, teriam que ser deixados de lado.


A exposição acontece do dia 18 de setembro a 31 de dezembro,
No Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.



Nenhum comentário:

Postar um comentário