quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Observadores - FIESP


Foto por: Roger Mayne

Começou em setembro a exposição “Observadores – Fotógrafos da cena britânica de 1930 até hoje” na prédio do FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). A exposição, que é uma seleção de acervos de várias coleções e galerias, conta com 240 imagens de 36 fotógrafos sobre os mais diversos temas, desde a vida cotidiana até ensaios de moda, contando também com duas salas para a exibição de curtas filmados durante a época da Segunda Guerra Mundial e documentários. A exposição tem como o objetivo revelar a Grã-Bretanha desde o ano de 1930 até a atualidade, revelando sua identidade e tentando descobrir a essência de seus compatriotas.
A disposição do lugar foi feita como um grande labirinto, cheia corredores, e é amplamente iluminada, dando em destaque maior as fotografias à mostra. A exposição em si é incrível, contando com fotografias para todos os gostos, mas sempre belíssimas. Dentre os artistas, encontramos nomes como: Gareth McConnell, Wolfgang Tillmans, Richard Billingham, Paul Seawright, Karen Knorr, Tish Murtha, Nigel Henderson, Humphfrey Spender e Bill Brandt. Todos os fotógrafos demonstram uma necessidade de tentar desvendar os próprios cidadãos, o que faz com que todas as obras sejam completamente voltadas aos temas britânicos – mas nem por isso perde seu caráter universal de arte, podendo falar com todos os públicos, já que explora, de maneira sutil, o cotidiano e tenta desvendar a ideologia britânica.

Chris Killip
Jem Southam
Richard Billingham
Shirley Baker

Nas palavras de seus curadores, João Kulcsár e Martin Caiger-Smith, “a exposição Observadores investiga a natureza da fotografia em si e os usos que dela foram feitos ao longo do tempo”.

Temporada: 25 de Setembro a 23 de Novembro
Horários: Segunda, das 11h às 20h, Terça a Sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h
Local: Galeria de Arte do SESI SP (Avenida Paulista, 1313 – Frente ao metrô Trianon-Masp)
Entrada gratuita: só chegar e ser feliz.

De bônus, uma coisa muito bacana fora da exposição mas ainda no prédio do FIESP é um enorme cubo vermelho na calçada. Vendo por fora não é possível identificar o que é, mas entrando e velando bem as portas com as cortinas pretas, o visitante se vê dentro de uma câmara obscura com vista para a Avenida Paulista. 


Por Camila Moret Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário