quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Obsessões da Forma"


Por Gabriel Tolloto Ribeiro




A exposição “Obsessões da Forma”, realizada no MASP, reúne ao todo 50 obras de diversos artistas, dentre eles, Edgar Degas, Pierre-Auguste Renoir e até mesmo duas esculturas chinesas da Dinastia Tang (618-907 d.C). A mostra foi divida em sete segmentos: abstração, animais, bustos, casais, dança, guerreiros e nus. Dispostos de modo a sugerir ao observador uma experiência concreta do espaço, estes grupos condensam parte considerável da história da obsessão humana com a forma no espaço.

Esculturas sempre me encantaram. A forma, a precisão, a tridimensionalidade inexistente nas pinturas. Por esses e outros motivos, resolvi visitar esta exposição.

Guerreiro chinês - Dinastia Tang
(618-907 d.C)
131 x 66 x 38 cm
Ao chegarmos no salão da mostra, nos deparamos primeiramente com o par de guerreiros chineses da Dinastia Tang, esculpidos em terracota. As obras são de uma beleza incalculável, e a perfeição de cada detalhe é deslumbrante. A técnica realmente impressiona.
Outra obra que me chamou bastante a atenção foi a “Vênus Vitoriosa” (1915-16) de Renoir. Feita de bronze, ela tem 180cm de altura. Diferentemente das esculturas gregas, essa Vênus tem um caráter impressionista, e percebemos esse caráter principalmente nas formas do seu rosto, que foge da beleza idealizada pelos gregos. 
Uma obra que me deixou bastante intrigado foi a “Sonho de Amor” de Zoltan Vertes. Ela consiste em um casal que se beija e se mistura de uma forma que os dois viram uma coisa só. Na parte de cima conseguimos distinguir quem é quem, mas conforme vai descendo eles se juntam até chegarem a um único ponto – não existe mais ele e ela, os dois são um. É uma peça belíssima.




























Vênus Vitoriosa - Pierre-Auguste Renoir (1915-16)                                                             Sonho de Amor - Zoltan Vertes
Altura 180 cm, base 128 x 80 cm                                                                                                           aprox. 80 cm   


Para finalizar, a minha obra favorita da exposição foi “A Eterna Primavera” (1897) de François-Auguste-René Rodin. Eu passei um tempão admirando essa obra, e sinceramente não cansava de olhá-la. Um casal, novamente, que se beija; mas essa obra transmite uma intensidade, uma paixão indescritível. As formas clássicas transmitem uma perfeição, algo realmente impressionante. Não dá para cotempla-lá através de uma foto, é preciso vê-la pessoalmente.

 A Eterna Primavera - François-Auguste-René Rodin (1897)
67 x 84 x 41 cm

Infelizmente, as obras de Degas não estavam lá. Constavam no site e no folheto, pelo menos duas obras dele (“A bailarina de 14 anos” e “Cavalo a galope”), mas elas não estavam lá. Não sei se isso aconteceu justo no dia em que eu visitei a exposição, ou se realmente retiraram essas obras permanentemente.
No geral a exposição é muito boa. Mas uma coisa me deixou extremamente frustrado: o fato de não poder tocar nas obras. Eu gostaria muito de ter podido tocá-las e sentido, as formas e o material utilizado, com as minhas próprias mãos. Mas enfim, eu entendo o por quê (são obras raras, únicas, e se algum maluco as derruba... já era).
Eu gostei muito e acho que vale a pena conferir!



Greta Garbo - Ernesto de Fiori (1937)
42,5 x 20 x 19 cm
Móbile - Alexander Calder (1944-48)
129 x 80 x 35 cm
Macaco com Gato - Jim Dine (1999)
215 x 69 x 41 cm

Homem em pé - Felicia Leirner (1959)
167 x 47 x 33 cm


Local: Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos do MASP - Avenida Paulista, 1578
Período: De 10 de junho a 10 de novembro de 2012.
Horários: Terças a domingos e feriados, das 10h às 18h. Quintas-feiras das 10h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.
Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.
Link: http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=115&periodo_menu=cartaz                                                       

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário