quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Luz Instantânea



Para mim, fotos em polaroides sempre tiveram alguma espécie de significado pessoal, uma questão antes do que mais nada nostálgica. Isso ocorre pois a minha primeira câmera foi uma Polaroide e a ganhei quando era nada mais do que uma criança, e apesar de não ter tirado fotos com nenhuma intenção especifica, retratei por meio delas o meu cotidiano. Quando soube que estava acontecendo uma exposição de polaroides do renomado diretor Andrei Tarkovsky, me interessei prontamente em saber como seria a estética dessas fotos.




A exposição apresenta fotos tiradas entre o fim da decada de 70 até 1983, período em que o diretor estava na Itália distante de sua família durante as filmagens do filme "Nostalgia". As temáticas das fotos variam desde fotos tiradas do cotidiano do diretor e de sua família antes de partir para a Itália, até paisagens onde o diretor consegue mostrar o seu estilo cinematográfico, algo que beira a realidade e um universo onírico.


O que mais me chamou atenção nesta exposição foi reparar que até mesmo um recurso fotográfico simples e imediato como a Polaroide pode ser usado como forma de criar-se uma estética particular.

Data: a partir de 17 de outubro a 25 de novembro de 2012.
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h, quinta-feira, das 10h às 20h
Local: Museu de Arte de São Paulo - Masp.
Preço: R$ 15 e R$ 7 (meia-entrada). Gratuito às terças-feiras.
http://masp.art.br



Pedro Reali



Nenhum comentário:

Postar um comentário