quarta-feira, 24 de outubro de 2012

˜Quadro de Luz˜ - Uma Arte Multi Pop Digital







“Quadro de luz” é uma exposição protagonizada por ninguém mais ninguém menos que o apresentador, Jô Soares.
Escolhi visitar esta exposição pois ao conversar com inúmeras pessoas percebi que raras eram aquelas que conheciam essa outra faceta artística de Jô.


           



           A Pinacoteca

Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos / SP
O ambiente da exposição é extremamente agradável e mescla o antigo e o moderno de maneira bem harmoniosa. Ela ocorre na pinacoteca Benedicto Calixto em Santos, litoral de São Paulo, um casarão construído pelo alemão Anton Carl Dick para servir de sua residência. Após passar por várias famílias a casa foi vendida e seria demolida para contruir um prédio, mas, para preservar o patrimônio a prefeitura vetou e tombou como patrimônio histórico.  A construção é datada de 1900. Interessante também é a localização do casarão que ostenta uma maravilhosa vista da orla da praia de Santos.

A Exposição

   A exposição consiste em 33 quadros que foram concebidos a partir da técnica da digicromia única sobre tela. Ela se baseia numa arte concebida por meios digitais. O artista primeiramente produz o desenho a lápis no papel. Ele, então, digitaliza a criação e através de programas de manipulação de imagens (photoshop por exemplo) da vida as cores e a outras formas da pintura. Após essa pré produção o artista envia a obra para uma loja de impressão que imprime a obra em uma tela de pintura utilizando tinta acrílica. O resultado é extremamente interessante, inovador e único fugindo desses quadros padrões onde as pinceladas do artista tem grande importância. A aparência do quadro é que foi pintado a mão, porém há a ausência das conhecidas pinceladas. Jô sempre foi um pintor, antes mesmo de sua carreira na televisão sempre gostou de fazer arte. Porém em 1993 ele sofre um acidente onde fica com o braço praticamente paralisado. Isso o obrigou a dar um tempo na arte até descobrir essa nova técnica e se apropria dela como estilo. Agora ele pinta em um computador. É essa portanto técnica inovadora utilizada por Jô nas 33 obras presentes na exposição.
            





Outro ponto interessante é que a casa é inteiramente iluminada pela luz natural que adentra através das enormes janela do casarão quebrando aquele tradicional ambiente escuro de exposições permitindo você observar também os detalhes da construção que conserva uma arquitetura clássica com um maravilhoso teto trabalhado e uma maravilhosa escada de mármore.
Acho uma exposição que realmente vale a pena conhecer caso vá até Santos. É uma experiência única não só poder conferir a exposição que é diferente de tudo que você costuma ver em grandes museus e de quebra ainda conhecer um casarão com tamanha importância para a cidade sendo a única casa ainda existente de frente para a praia. Um anti-reflexo do progresso social.  

ENTRADA FRANCA


 Algumas Outras Imagens

Encontro: Chapéu Amarelo
Digicromia Única sobre Tela / 130x100



Biblioteca Mondrian II
Digicromia Única sobre Tela / 82x130 mm


É possível visitar a exposição de terça a domingo, das 9h às 18h na Pinacoteca Benedicto Calixto localizada na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão – Santos. Para mais informações telefone para o número (55  13) 3286-2184 ou acesse o site www.pinacotecadesantos.org.br/dia/

                                                                                       por Giovanni Mário Baldo Malavasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário