terça-feira, 21 de agosto de 2012


      Dia:Beacon – New York 


Em Julho deste ano fui viajar pela primeira vez para Nova York, porém não fui a nenhum show da Broadway e nem mesmo vi a estátua da liberdade, sendo assim, aproveitei meu tempo para andar pela cidade e conhecer lugares que mais me interessavam.
Apesar de ser uma cidade em que a cada esquina e a cada paisagem a atmosfera artística está em ebulição o museu que mais me marcou fica fora deste cenário: na cidade de Beacon.
Para chegar ao Dia:Beacon é necessário pegar um trem na Grand Central Station e viajar aproximadamente 1h30min. O passeio desde já vale a pena.

Inaugurado em Maio de 2003, funcionava antes como uma fábrica de biscoitos, portanto suas salas espaçosas e seu pé direito alto permitem a exposição de obras de grande escala.
O espaço é preenchido por trabalhos datados desde a década de 60 até os dias de hoje em uma exposição permanente. Há também espaço para exibições especiais, muitas vezes site specifics, como é o caso da instalação do artista americano Sol LeWitt “Drawing Series” e do conjunto de vídeo instalações “Circa 1971: Early Video & Film from the EAI Archive" localizado na parte subterrânea da fábrica.
Com mais de 20 artistas representados pelo museu, alguns se destacam, tais como:
                                                                                

Joseph Beuys
Louise Bourgeois
John Chamberlain

Bruce Nauman
Richard Serra
Michael Heizer
Walter De Maria
Don Flavin








Dentre os muitos que conheci, Michael Heizer foi o que mais me atingiu com a criação do conceito "Negative” sculpture (escultura negativa) que mudou o rumo da arte moderna redefinindo a escultura em termos de escala, massa e dimensão, trabalhando também com a aproximação do poder da natureza com o poder da arte.








Horário de Funcionamento:
Janeiro–Março
Sexta–Segunda 11 am–4 pm
                                           
Abril–Outubro
Quinta–Segunda 11 am–6 pm
                                                                                            
Novembro–Dezembro
Quinta–Segunda11 am–4 pm

Dia:Beacon fecha na Terça-feira e   
Quarta-feira.                                                 

Entrada: $10                                                             O museu por si só já é uma obra.


Por Manoela Gonzaga Clemente


Nenhum comentário:

Postar um comentário