quarta-feira, 22 de agosto de 2012

                                         CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES




No MASP esta acontecendo a mostra "Caravagio e seus seguidores" que traz seis obras do pintor barroco e mais quatorze de artistas que seguiram seus passos.

As seis obras apresentadas são umas das pouquíssimas que restaram de um artista que revolucionou a arte com técnicas de uso de sombras, luzes, claro e escuro para conferir profundidade e dramaticidade nas telas.

Durante os 38 anos em que viveu Caravaggio foi um pintor prolífico, mas grande parte de sua obra teve um destino desconhecido restando hoje apenas 62. A mostra é uma oportunidade única para contemplar o trabalho deste grande artista.

Dentre as obras expostas no museu constam, "São Francisco em meditação", "São João Batista que alimenta o cordeiro", "retrato do cardeal" e destaque para "Medusa Murtola" que teve sua autenticidade recém reconhecida e é mostrada ao público pela primeira vez.

São Francisco em meditação



São João Batista que alimenta um cordeiro

Retrato do cardeal

Medusa Murtola

Apesar de gozar de certa tranquilidade financeira, e de possuir muitos admiradores Caravaggio possuía uma personalidade difícil e inracível o que lhe causou muitos problemas o maior deles sendo uma sentença de morte, acusado de matar um homem num duelo. Tal sentença o obrigou a fugir de Roma.

Analisando as obras dos artistas que se enveredaram pelo mesmo caminho de Caravaggio, vemos a enorme influência deste último no âmbito da pintura. Orazio Gentileschi, Giovanni Baglione, Orazio Borgianni foram alguns dos artistas que tiveram a obra de Caravaggio como referência. 

A exposição vai do dia 02 de agosto até o dia 30 de setembro de 2012 no MASP Av. Paulista 1578.
Horários: de terças a domingos e feriados das 11:00 as 18:00 e quinta das 11:00 as 20:00.
Ingressos: 15 reais e estudante 7 reais. 
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário