quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Impressionistas

O CCBB recebe 85 obras impressionistas vindas do Museu D'Orsay. A exposicão tem obras de Camille Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Henri Toulosse-Lautrec, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vincent Van Gogh, entre outros.
Acontece de terça a quinta, das 10h às 22h. Sextas, das 10h às 23h e Sábado e domingo, das 8h às 23h, na rua Álvares Penteado, 112. No subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares.
É a primeira vez que obras do museu D'Orsay podem ser vistas na America latina. Algumas delas, inclusive, nunca tinham saído do museu.
Essa é sem duvida uma das exposições mais esperadas. Pude notar isso, pela imensa fila que se forma na porta do CCBB.  De qualquer forma vale a pena, a comecar pelo espaco, que é lindo. O centro de São Paulo se parece com as cidades europeias, é uma pena que seja tão mal cuidado. O acesso ao local também não facilita.
Dentro do edifício começa a viagem pelo "Ipressionismo: Paris e a modernidade". Gostei muito da divisão que fizeram para a exposição. As obras foram divididas em setores:
“Paris é uma festa!”, “Paris cidade moderna”, “Fugir da Cidade”, “A vida parisiense e seus atores”, “A Vida silenciosa”, “Convite à viagem: Na Bretanha e “Convite à viagem: O Ateliê do Sul”.
No local, não podemos tirar fotos e, mesmo os folhetos, tem um número limitado e acabam bem rápido.
As obras mostram a caraterística de metrópole que Paris tinha já na segunda metade do século XIX, uma cidade fervilhante em contraponto aos arredores bucólicos. Gostei bastante de poder "passear por Paris nesse periodo".
Confesso que a fila para entrar é um pouco desanimadora, o tempo de espera foi de duas horas, a dica para quem quer fugir das filas é ir à noite.
A exposição fica até o dia 7 de outubro, e haverá mais uma data em que a exposição estará aberta durante a madrugada.

                                                                             Laura Kuczynski 41121602

Nenhum comentário:

Postar um comentário