terça-feira, 21 de agosto de 2012

Jasper Johns: Pares Trios Álbuns

A exposição do artista norte-americano precursor da POP Art, Jasper Johns, realizada no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo traz 70 peças do acervo do artista feitas através de técnicas como litogravuras, serigrafias e gravura em metal, focadas em temas populares e objetos do cotidiano, como um jornal.


Pessoalmente, quando eu soube dessa exposição fiquei bem animada, pois adoro os trabalhos da POP Art americana (apesar de não concordar muito com as ideias de seu maior ícone, Andy Warhol). Sendo assim, eu fui para a exposição esperando ver verdadeiras obras de arte. Entretanto, ao olhar as peças da exposição senti um certo desconforto e desânimo. Todas as obras expostas eram feitas com técnicas de produção industrial, a mesma figura aparecia em várias "tiragens" diferentes só com as suas cores alteradas, como é o caso de sua obra "Sem Título (Secundárias e Primárias)" de 1991 e "Sem Título" de 1998 (figuras 1 e 2). Vendo as obras desse artista, percebi a minha preferência pelos quadros "pintados a mão" e figurativos. O fato de saber que alguém realmente desenhou aquelas formas naquele único quadro querendo transmitir alguma coisa com aquilo, tem um valor, para mim, completamente diferente de uma peça que foi impressa várias vezes para várias pessoas diferentes.
Para mim, as obras de arte de Jasper Johns tem um caráter meramente decorativo, é um quadro bonito para se pendurar na sala de jantar ou na sala de espera do consultório de um dentista.

Figura 1

Figura 2


Por Marina Pilnik Portela

Dados relevantes sobre a exposição:
Quanto: Gratuito
Quando: de terça a domingo das 11 às 20 horas
Onde: Instituto Tomie Ohtake, Avenida Faria Lima número 201, entrada pela Rua Coropés, Pinheiros, São Paulo
Até quando: até o dia 26 de agosto de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário