quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pinacoteca - Carlos Cruz-Diez


           A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. É o mais antigo de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911. Ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo.
         A Pinacoteca do Estado abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX.
         Atualmente o espaço apresenta a exposição Carlos Cruz-Diez: A cor no espaço e no tempo, com cerca de 150 obras, entre pinturas, gravuras, ambientes cromáticos, desenhos e vídeo.
         A exposição apresentada refaz a trajetória do artista, desde suas pinturas figurativas a óleo, raramente vistas, realizadas quando Cruz-Diez ainda era um estudante, até explorações plenas de cor em movimento.
         Entre os trabalhos apresentados na mostra está a série "cores físicas", que consiste em uma sequência de linhas coloridas alinhadas verticalmente que são modificados conforme o ângulo da luz ambiente e da posição do observador, projetando, assim, a cor no espaço e criando um efeito que evolui continuamente, dependendo do deslocamento do observador.
         Cor aditiva e Indução cromática, são duas séries de trabalhos que estão inter-relacionadas e têm por base a impressão ou persistência retiniana, que leva a retina do observador a produzir uma terceira cor virtual quando confrontada com duas cores complementares em um plano.
         Além disso, no espaço central do museu, os visitantes encontrarão Cromointerferência. Trata-se de um grande espaço branco no qual dois planos de cor ondulam constantemente em faixas projetadas nas paredes e no piso, dissolvendo em cor os volumes ao redor.
         A última, Cromosaturação, consiste em uma sequência de três espaços independentes em que Cruz-Diez isola a cor “crua” e cria um display com efeitos de puro cromatismo. Essa vivência produz estímulos que perturbam a retina, normalmente exposta a uma grande variedade de cores simultâneas.
         Completando a exposição, serão exibidos os projetos arquitetônicos de Cruz-Diez e suas intervenções no cenário urbano.
         Na medida em que a cor depende do deslocamento do observador diante da obra, ela cria uma experiência participativa e interativa no espaço e no tempo, isso tornou a exposição mais dinâmica e atrativa pra mim.
         Na minha opinião, achei a exposição curta, o que de certa forma é um bom sinal pois admirei o estilo do artista e gostaria de ter visto mais. Com relação as obras em si, são antigas (a maioria da década de 70) porém são inovadoras, até mesmo nos dias de hoje. O efeito que a mudança de cores e luzes surte me incomodou um pouco mas esse era justamente um dos objetivos de Cruz-Diez.
experiência monocromática
experiência monocromática
experiência monocromática
experiência monocromática       
       
  "Quero que meu trabalho estimule o mesmo tipo de prazer propiciado por uma pintura, embora não tenha sido pintado"
                                                                          Carlos Cruz-Diez
        
         Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h Às quintas até as 22h. Entrada franca das 18h às 22h Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00  Grátis aos sábados. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.


Marcel Eli Blankfeld





Nenhum comentário:

Postar um comentário